A Ilusão do descansar


Sabe aqueles períodos em que estamos super cansados e estressados, sem aguentar olhar para as pessoas? Aí você pensa, as férias estão chegando e "Graças ao bom Deus" eu vou poder descansar.
Pois então, acho que todo mundo pensa isso mais que frequentemente. Se analisar a fundo a idéia é tudo a mais pura ilusão.
Porquê?
Porque nós saímos para as férias, pegamos trânsito para irmos à praia ou ao campo, mas esse trânsito acaba sendo diferente (só na nossa cabeça) pois é "o trânsito que vai me levar para o descanso".
Então você chega ao lugar desejado e esperando por um ótimo dia ensolarado na qual pode brincar com a família e o tempo muda, a chuva cai lindamente lá fora, aguando as plantas e enchendo a terra de vida, afinal, água é vida. E você lá dentro da casa ou da barraquinha minúscula pensando: "Que lindo, chuva é bom porque refresca", mesmo se cortando de ódio por dentro por não estar aproveitando as tais férias como devia.
Na praia as crianças brincam de jogar areia uma na outra até que uma delas chora e causa um banzé e você tem que voltar para casa ou levá-las para comer alguma coisa calórica e deliciosa para fazer os nervos baixarem a bola.
Resumindo, as coisas parecem ficar diferentes mas no ínfimo, nada muda. Nós mudamos de ambiente mas nossas expectativas continuam sempre presentes, apenas o foco é a diferença.
Os medos e preocupações fluem da mesma maneira em outros aspectos, deixamos de nos preocupar com o trabalho, mas outras "prioridades" de férias tomam conta da agenda.
No fim das contas você volta ao trabalho com uma idéia de que as férias foram "descansáveis", mas na verdade foram como os outros dias de sua vida, com expectativas, medos e busca de felicidade nem sempre alcançadas.
E o samsara continua... e nós também, tentando e tentando.

Boa sorte pra você também!



Tsering!

Nenhum comentário: