Fazer valer a pena

O que seria esta expressão? O que faria valer a pena? Será que vale a pena? Não sei. Mas pra mim, fazer valer a pena é quando consigo provocar riso ou trazer harmonia num momento de tensão. O que vale a pena é andar à beira de um lago, com o sol na cabeça numa tarde quente. Aproveitar uma tarde no mais alto grau de amizade, alegria e descontração. Sentir o vento bater no rosto e saber que tudo é composto, que nada é inseparável, que tudo é simplesmente o que é. O que faz valer a pena é trazer alegria aos outros, confortar quem precisa e dar atenção. O que vale a pena é dar e receber... em diferentes níveis. É encontrar aquela pessoa que andou com você nos velhos tempos e há anos estavam separados. O que vale a pena é estar de bem com você mesmo, é saber que a harmonia está tomando sua forma e que você poderá seguí-la sem medo, é ter certeza que o que você gostaria de fazer você fez e não ficou ali, pensando... e alimentando porcarias que só poderiam deixar tudo mais alienado e confuso do que já é. Na real, nada é confuso, confusos somos nós.
Fazer valer a pena é o que carrego comigo como tema de casa que eu ainda não consegui terminar e às vezes bato com a cabeça na parede pra ver se capto o que eu mesmo busco. Assim eu vou indo, tentando ver as cosias como válidas, como oportunidades de fazê-las valer a pena e assim melhorar.
Será que esse é o caminho certo? Não sei, não sei nem mesmo o que estou tentando dizer, apenas tenho deixado tudo flutuar na minha mente, desviando das ondas e rochas que vão surgindo por detrás dos obstáculos já surgidos e superados.
Será que vale a pena tudo, todo esforço que fazemos? Será que o que buscamos está em nosso alcance?Acho que a conversa está ficando chata, se estivesse em um bar nos tempos antigos, estaria neste momento acendendo um cigarro e pedindo mais uma dose de uísque do qual não sei se é legítimo ou algo trazido na muamba de algum sacoleiro do Paraguai. Deixando a fumaça entar em meus pulmões, ficaria pensando ao mesmo tempo o que tenho feito que valeria a pena. Sabe que não sei? Talvez tenha feito, mas não lembro. Quero buscar isso, algo que sei que valerá a pena.
Amor vale a pena? Entrega vale a pena? Trabalhar arduamente vale a pena?
Sei lá, enquanto fico aqui sentando apoiando a cabeça em uma das mãos e olhando a lua brilhante no céu, deixo o que tiver que acontecer acontecendo e vejo se vale a pena ou não.
Tá mas, me diz uma coisa... eu só falei de mim. E quanto a você? O quê pra você vale realmente a pena?



Tsering!

4 comentários:

teste disse...

o que vale a pena...é... trabalhar a motivação... como este trabalho vira para vc, este é o charme da vida...

Andréa Cocolichio disse...

oiiiii. Tenho pensado muito sobre isso e procurado manter a mente aberta para sacar todas as vivencias e oportunidades de crescimento que a vida me oferece. E luto diariamente para realizar um terço do que penso em fazer. Isso está valendo a pena. Beijo e te esperamos.

Mary Pop's disse...

que linda frase...
O que faz valer a pena é trazer alegria aos outros...
sera que um dia eu chego la?
vou pensar neste assunto nas mnhas ferias e depois voltamos a conversar...
beijos meus

Unknown disse...

O q vale a pena é ter amigos como vc!!!
Coisa linda e especial da minha vida rsrsrs.
Beijo grande.