
Bom, fui encontrar uma grande amiga no Shopping Total e logo na entrada me deparei com um grupinho de preto, cabelos coloridos e fala altíssima. Eram apenas cinco, mas valiam por 50 pela algazarra que faziam sentados à calçada. Ao dobrar uma quadra do Shopping, fiquei impressionado com a quantidade de "emos", "punks" ou seja lá como eles se denominam. Mas o que mais impressiona é a forma como eles querem ser percebidos, notados e de uma forma aclamados por todos. Não existe mais uma definição de o que fazer ou não em público.

Eles sentem a necessidade de se expôr, de mostrar que são "liberais" por opção ou por simplesmente achar que esta é a moda do momento. Grupos inteiros que se encontram pra beijar na boca à luz do dia (entre dois ou mais participantes) e falar sobre diferentes assuntos como desenho animado e bandas de rock atuais que mais são considerados pop do que rock 'n roll elaborado, além de manter o ar de depressivos e melancólicos no "composê" com olhos pintados de pretos porque se não for assim você não faz parte da "galera".
Comigo e no meu tempo (onde não faz tanto tempo assim) as coisas mesmo em evolução não se mostravam desta maneira. Existiam formas mais pacíficas de aceitação contendo também os mesmos tipos de informação que os de hoje. Havia aquela idéia de deslumbre quando você conhece e entra na adolescência, você se sente(ia) único, poderoso, desejado, adulto e maduro. Mas a exibição pública não era tão visada e sim, menos valorizada mas ao mesmo tempo não escondida como antigamente.

Também não quero dizer que isto nunca aconteceu antes, estaria sendo alienado demais. Podemos citar a liberdade que os jovens da década de 70 buscavam, os movimentos punk e dark que surguiram no final dos anos 70 também na Alemanha. Mas o processo está mais rápido e começa cada vez mais cedo e me parece um pouco forçado, não é um tipo de ideal comum e sim um modo de agir adolescente.
Realmente o mundo anda mais rápido com tudo, tanto em inovação, área digital, modernização e também no emocional de todos. Tudo precisa ser mostrado e usado em um senso de urgência tremendo, não importa o lugar, quem está em volta e o que elas pensam. A exibição deliberada é a nova onda, seguida de uma tendência de moda preta, acompanhada de All Star sujo, cabelos pintados e desgrenhados e bastante lápis no olho. E ae?! Vamos aderir ao momento?
Tsering!

Um comentário:
oii eu me chamo susana e de agora em diante eu souu uma emo conpleta uma perqunta devo assumir?
Postar um comentário