Conflito versus equanimidade


Duas reações completamente adversas, onde a equanimidade pode estar em baixa e o conflito em alta ou vice-versa como sendo uma balança de pesos ou uma faca de fio afiado.
Conflito é uma palavra que pode ser definida em vários níveis e formas de compreensão. Àquele em que eu quero tentar falar é o interno que se mostra exteriorizado e projetado em outro.
Nós criamos tantas expectativas em relação ao que buscamos pra nós mesmos e para o que chamamos de "nossa vida" que não percebemos que existe uma outra pessoa na nossa frente querendo se fazer presente de alguma forma e provavelmente esta pessoa pensa da maneira dela, age da maneira dela e experiencia as coisas da maneira dela. Só que a maneira dela não está nos nossos planos e aí começa o nosso conflito arrebatador.

Toda a projeção e energia consumida para que o que sonhamos seja confeccionado se esvai no primeiro conflito de idéias e de exposições pessoais. Você pode até pensar: "ah, foi só um momento", mas a minhoca fica na cabeça andando pra lá e pra cá e a pulga fica coçando na orelha e aí vem de novo, mais uma esbarrada nas contradições pessoais e você fica na masturbação mental de frustração, pensando: "Tá errado, não é assim que ele(a) deve ser, que deve se comportar". O nosso castelinho de areia é desmanchado com toda a mobília e enxoval dentro, se perdendo por entre o oceano de mágoas e choro intenso.

E a equanimidade? Onde fica a tal equanimidade? Pois é, complicado não é mesmo? Pelo Michaellis*, equanimidade significa:
e.qua.ni.mi.da.desf (latim: aequanimitate) 1 Serenidade de espírito em todas as circunstâncias. 2 Imparcialidade: Equanimidade em julgar.

Mas não é bem assim que a coisa funciona quando se trata de projeção e expectativas frustradas. Não enxergamos isso, embora devêssemos, nossa visão é limitada ao que nós queremos e buscamos. Visão além do alcance fica para os ThunderCats* e para os Budas e Bodisattvas*.
Não quero dizer que não podemos ter expectativa ou mesmo sonhos para um futuro, podemos claro! Mas tendo equanimidade em perceber o que conseguimos ou o que chegamos perto de conseguir sem se jogar no chão esperneando feito uma criança.

Sem equanimidade há conflito, sem equilíbrio há discórdia, tanto em mim, quanto em ti, em nós, em vós, neles e o ringue está montado na espera do próximo round.


Tsering!


3 comentários:

Do lixo ao luxo disse...

Você escreve muito bem. Seria um ótimo jornalista. Este ano gostaria de revê-lo. Nas férias pretendo passar em Poa. Vamos torcer para que os meus planos se realizem.
bjs

Dália disse...

Poxa, adorei o post:) estava precisando ler algo assim hoje

Milka Santos disse...

adorei seu blog.
parabens.
estava escrevendo no meu sobre numerologia, opostos, polaridade e achei seu texto e aproveitei algumas frases.
Um forte abraço, como vc mesmo disse ... com certeza o que vc escreve cai como salvação para muitos. muita luz para vc. milka santos